Encontro das Coordenadoras de Comunidades!

Encontro das Coordenadoras de Comunidades
Há poucos dias, recebendo a circular da nossa Superiora Regional, Ir. Ma Eunice para a convocação da VIII Assembléia Regional, fazia também um convite para nós coordenadoras das Comunidades para um encontro em Goiânia, para afastarmo-nos das nossas atividades e estarmos juntas por uma experiência de oração e um aprofundamento na nossa missão de coordenadoras.
O encontro começou na Casa de Formação, Carlo Salerio, para termos um ambiente mais favorável e silencioso, tendo na sede um barulho por causa da Festa Junina na escola. O ambiente preparado com muito gosto, favoreceu o clima de oração. No meio da sala sobre um relevo, coberto com um tecido branco foi colocado o pequeno ostensório, enquanto ao seu redor, fotos e nomes das Irmãs das cinco comunidades e das Irmãs que no momento se encontram fora do Instituto para um auxílio aos seus familiares doentes. Esta parada orante foi conduzida por Ir. Eunice com o tema “Jesus revela o rosto do Pai no povo, sobretudo nos pobres”, nos possibilitou uma experiência pessoal com Cristo.
No dia seguinte Pe. Spencer deu continuidade ao nosso encontro , com o objetivo de nos ajudar na nossa missão de coordenadoras de Comunidade com a apresentação da questão dos Paradigmas.
O que nos atrapalha na caminhada é a tendência de reproduzi-los  com um sistema fixo de valores, aprendido por forma impositiva, como modelo estático de “tradição a ser vivido individual e coletivamente. Hoje é necessário uma mudança de paradigmas para uma maior liberdade de busca e experimentação de novos modelos.
Devemos fazer experiência pessoal como caminho de internalização dos paradigmas, mas devemos ter nas mãos instrumentos que nos ajudam a experimentação em diversos ambientes: escola, grupo, comunidade de vida, trabalho. A experimentação, sobretudo na relação da fé. O que enriqueceu este encontro foram exemplos de vida prática, de pé no chão desta mudança de paradigmas que ele nos apresentou e a nossa partilha.
Concluiu dando-nos pistas, instrumentos que possam nos ajudar para a experimentação dos novos paradigmas: a convivência, a conversa personalizada e a conversa grupal.
Encerrou o encontro com a celebração da Missa. Após a mesma tivemos um grande banquete e, reunidas ao redor da mesa, demos graças pelos dons matérias que Deus nos concede para podermos nos fortalecer e trabalhar sempre com maior amor e vigor e, com gratuidade pelo seu Reino
Obrigada Ir. Eunice que nos proporcionou, por graça de Deus, tanta riqueza espiritual e material em tão pouco tempo.

                                  Ir. Lina (Coordenadora da Comunidade de Seabra -Ba)
                                  Ir. Neide (Coordenadora da Comunidade de Londrina-Pr)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog